(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

9.10.14

Os Algarvios

Os Algarvios

Caro Henrique, deixe que me apresente: sou escritora, advogada e empresária. Sou, como quase todos, uma algarvia sorridente, e é nessa qualidade que lhe venho agradecer efusivamente a oportunidade com que a sua viperina crónica veio exacerbar o orgulho que tenho em sê-lo. Se o ataque fosse pessoal, repare, nem me dignaria a entregar as minhas palavras ao tema mas, quando atacam os meus, o instinto é protegê-los.
Agradeço-lhe profundamente a capacidade que teve de me fazer refletir um pouco e orgulhar-me, mais convictamente que nunca, por fazer parte integrante deste grupito de portugueses mais bafejados pelo Sol e por uma maresia mais quente.
Gostaria, contudo, que entendesse que, se há algarvios que não lhe sorriem e lhe parecem tão secos e tisnadamente antipáticos, talvez tal se deva ao facto de muitos de nós trabalharmos dezasseis horas em vez de oito, sem fins de semana nem folgas, durante vários meses seguidos, para conseguir que todos os turistas (e habitantes locais) vejam as suas necessidades supridas. Ou ao facto de termos os serviços entupidos e as estradas, além de esburacadas, repletas. Ou talvez ainda, se deva ao facto de não estarmos para aturar miúdos que aparecem, esporadicamente entre todos os turistas, e que, como o menino, não valem o cafezinho que tomam, de tanta soberba e cagança que trazem nessa atitude.
Não posso terminar sem lhe recordar ainda que, ao atacar a parte, está a enfraquecer (e ofender) o todo. Somos simplesmente portugueses, uns mais simpáticos outros menos, a lutar por sobreviver e levantar a economia.
Por agora é tudo, Henrique, mas talvez seja bom o menino ir a banhos para outras paragens, pelo menos por uns tempos. É que nos outros locais não sei, mas se aparecer no meu bar, terei todo o gosto em, sorridentemente, lhe servir uma das minhas maravilhosas caipirinhas... por essa cabecinha oca abaixo.

Ana Amorim Dias
(19/8/2014)

Sem comentários:

Enviar um comentário