(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

9.10.14

Café duplo ou dois cafés

Café duplo ou dois cafés

- Ana, tira aí um café duplo, por favor.
Virei-me para a máquina. Dois toques no moínho. Prensar o café. Engatar o manípulo... e antes de ligar o botão que me fez ver o poderoso líquido a escorrer, já a questão me saía boca fora:
- Porquê pedir um café duplo quando se pode pedir um café e depois outro? Não entendo!
Os demais presentes ignoraram-me totalmente, abanando impercetivelmente a cabeça, quase aposto.
Entendo que os meus dilemas possam parecer banais, apatetados até, aos olhos de quem não os lê, depois, transformados em pequenas dissertações do foro existencial.
Coibi-me pois de expressar qualquer outra palavra que manifestasse o caudaloso fluir dos inquietos pensamentos. Mas eles estavam lá, por trás das outras conversas mundanas, a tentar perceber se é melhor um café duplo ou dois cafés de seguida. A imediata analogia à vida, surgiu com a habitual rapidez: é preferível uma dose enorme daquilo que queremos ou doses sucessivas de prazer? Não precisei de pensar muito para obter a minha resposta nem para entender que ambas as opções são excelentes.

- Bom dia! Arranjava-me um café duplo, por favor?
- Olá Ana, trago-lhe já.

Ana Amorim Dias
2/9/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário