(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

9.10.14

As verdadeiras leis do amor

As verdadeiras leis do amor

A espanhola de meia idade, sentada sozinha ao balcão, geme de prazer à primeira sorvidela.
- Delicioso, su mojito!
- Yo sé. Los mejores del mundo!
Sigo com os meus afazeres e esqueço-me da sua presença até reparar nela de novo. Por instantes aquele olhar triste e perdido inspira-me amor. Simplesmente amor.

Dois motards desconhecidos cruzam-se na estrada. Enquanto conduzo o meu carro, vejo o respeito com que se cumprimentam. "Que os anjos vos acompanhem...", desejo-lhes. E, de novo, aquele sentimento de amor.

Está-me sempre a acontecer. É com alguém que tem o olhar preso no vazio, nalguma esplanada onde eu estou; com o velhote que lentamente atravessa a passadeira; com o casal apaixonado que se beija à beira mar; com o miúdo pequeno que olha apaixonado para a mãe... Completos desconhecidos que tenho a certeza que amo naquele vértice temporal totalmente inesperado.

Dizem que só se pode amar uma pessoa. Estipularam que tem que ser do sexo oposto e que deve ser para sempre. Lembraram-se de instituir que tem que se usar uma anilha, com o nome do outro gravado. E toda a gente acatou.
"Não se diz 'amo-te' por dá cá aquela palha, isso seria banalizá-lo"; "É impossível que ames um desconhecido que nunca mais verás na vida"; "Não podes dizer 'amo-te' às amigas, e aos amigos muito menos." Se seguirmos as leis que o Homem estabeleceu para o amor, estas premissas são verdadeiras. Mas se escolhermos viver de acordo com as leis do próprio amor, podemos senti-lo por tudo e por nada, por todos e mais alguns! O amor é daquelas raras substâncias que quanto mais sentimos mais ele em nós nasce, mais poderoso fica; mais nos cura e eterniza.

Não é amando muitas pessoas que se banaliza o amor. É ao refreá-lo, de acordo com redutoras crenças, que estamos a banalizá-lo... e a matar o que há de mais natural em nós.

Ana Amorim Dias
(22/8/2014)
Enviado do Writer


Enviada do meu iPad

Sem comentários:

Enviar um comentário