(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

9.10.14

A estrada não é só tua

A estrada não é só tua

Não cumpres os limites de velocidade? És uma besta! Aquilo não é para ti, pois não? És superior a isso, guias muito bem, tão bem que até fazes trezentos quilómetros numa hora e vinte. Grande campeão. Campeão da estupidez, entende, minha grande besta.
Fazes as rotundas inteirinhas por fora, eu sei, e até aproveitas para passar à frente de uns quantos tótós que não põem em causa a tua segurança como tu colocas a deles e a de qualquer um que se cruze no teu caminho. E ainda és capaz de buzinar e reclamar, estou errada?
E os traços contínuos? Fazes ideia da sua razão de existir? Se calhar até fazes mas, seja ele só um ou duplo, a ti não se aplica porque a estrada é só tua... Besta! Grande, grande besta!
Aproximas-te das passadeiras sem abrandar, por vezes até ultrapassas mesmo em cima delas. Menos ao pé da escola onde os teus filhos andam, porque aí, meu anormal, sobra-te um resto de consciência, não é?
E os SMS que mandas enquanto conduzes? Vais ao facebook ou a ler mails? Muito importante, hã? Até ao dia em que entendas que não, que devias ter prestado mais atenção à condução.
Já para não falar das tangentes que fazes aos ciclistas e aos impropérios irritados que lanças a quem vai de mota. Sim, sim, eu sei, és o rei da estrada e podes tudo porque tens um carro tão bom e guias tão divinalmente bem que a ti as leis não se aplicam!
És um assassino em potência, sabes? No fundo deves saber, mas a pressa e a ganância de ser o dono absoluto da estrada, impedem-te de ter juízo.
E um suicída, também. Mas isso dá-nos igual desde que te mates sozinho contra uma parede de betão.
A estrada não é só tua, pá. Tem calma. Pensa que podes espatifar o carro que, a menos que te tenha caído das nuvens, até te custa a pagar.
Pensa, minha besta, que um dia os teus excessos podem tirar a vida a alguém. Pode ser a tua mulher ou o teu marido; os teus filhos ou os teus pais; podem ser desconhecidos ou um cão abandonado. A consciência depois pesa, sabes? Eles vão acompanhar-te sempre, mortos ou só estropiados, vão viver no teu remorso a vida que lhes ceifaste.
A estrada não é só tua. E antes que algum outro condutor, por ti irritado, te redirecione o alinhamento dos dentes, ou antes que alguma desgraça pior aconteça, lembra-te, por favor, que cabemos todos em segurança na estrada que não é só tua.

A todos os que, como eu, pertencem ao grupo de "tótós" cumpridores das normas de segurança rodoviária, as minhas sinceras desculpas e votos de viagens seguras.

Ana Amorim Dias
9/9/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário