(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

19.6.12

Ferramentas mágicas para uma vida de sucesso

A marca


  O Joãozinho encontrou no Jorginho um diabrete à sua altura. Não foi à toa que se tornaram melhores amigos. Mas as patifarias dos dois deixam-me quase sempre com um sorriso rasgado ( que só me permito depois do raspanete )  e com a sensação que me estão a ensinar algo muito valioso.
   Hoje deixo-vos mais uma das “ Aventuras do João e do Jorginho”.
   No domingo, sem que ninguém reparasse, deixaram um ladrilho gravado com os seus nomes lado a lado. Só tenho pena que o tenham feito a lápis de carvão pois a marca não vai durar muito tempo. Menos mal que a fotografia tirada guardará o feito para a posteridade.
  Contudo ontem, quando me chamaram a atenção para a marca dos dois, gravada no ladrilho, soube de imediato que havia mais a dizer sobre o caso… porque fiquei a ponderar sobre  a necessidade humana de deixar marcas. Lembrei-me logo das gravuras rupestres e de todas as manifestações de arte que os artistas gravam com o seu nome numa esperança enfeitiçada de imortalidade.
- Que giro… - Pensei – Eles são apenas crianças e já tiveram este impulso de imortalidade! -   É verdade: com sete anitos apenas, estes dois amigos para a vida quiseram deixar a sua marca, quem sabe para guardar a lembrança da sua amizade e de mais um dia tão feliz.
   Isto conduz-me a duas conclusões muito claras: o gene humano de “deixar marca” existe em todos nós e desde a mais tenra idade, e consiste na tentativa inconfessa de gravar para a eternidade os nossos feitos e os momentos que queremos que sejam inesquecíveis.
   Por isso, e como os nomes destas duas crianças maravilhosas ficaram gravados a lápis de carvão, vou-lhes dar uma ajudinha e “imortalizar” o momento com mais esta crónica que, claro, vou assinar no final… para deixar a minha marca…
Ana Amorim Dias