(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

27.10.11

A marca de um beijo

  
Chego a casa e vejo algo a mais. Numa das paredes da sala observo três marcas de batom, gravadas por uns pequenos lábios. Olho em volta e procuro o culpado. É fácil ver, pelo ar reguila e pelos restos de batom vermelho a esborratar-lhe a cara, que o autor da habilidade é o João, o meu filho mais novo….
   Chego a casa e olho para aquela parede e para as suas marcas escarlates a que já me acostumei. Passaram mais de dois anos desde o dia em que o João, num dos seus acessos de criatividade sem estribeiras, marcou o seu amor nas paredes. Lembro-me de, na altura, ter ficado com uma leve irritação que se foi dissipando à medida que percebi que estava decidida a deixar a lembrança daquela façanha a decorar a parede por uns tempos. Mais tarde trataria do assunto.
   Olho para a parede uma vez mais e tiro-lhe uma fotografia para partilhar convosco. As marcas daqueles apetitosos lábios têm estado sempre ali e eu não as tenho visto… não tenho sorrido com o seu encanto repleto de significado…  E percebo que nunca vou lavar a marca daqueles beijos. Nunca vou deixar perder o valioso sentido daquelas perfeitas marcas de batom, criatividade e amor! Enquanto aquela parede existir, existirá também a prova dos beijos que o meu filho partilha com o mundo;  a prova do seu amor de criança.
   E, antes de sair, olho uma vez mais para aquela obra de arte  e penso em todas as marcas que se encontram gravadas nas nossas “paredes” interiores… penso em todas as marcas que todos os amores deixam em nós,  em memórias eternas que jamais deveriamos escolher apagar. Porque há memórias em nós que, apesar de não vermos durante muito tempo, se encontram cá dentro, gravadas sob a forma do mais perfeito beijo que nos deram, impressas com o fogo lento da paixão e dos sentimentos mais fortes. Há marcas que, como as que estão na parede da minha sala, são a mais valiosa parte do nosso património…
Ana Dias